Apesar de serem os mais injustiçados dentro de campo, os guarda-redes são tão importantes quanto os restantes jogadores. Não recebem tanto crédito quando a sua equipa ganha, sendo muitas vezes os culpados quando esta perde.
Quando fazem uma boa defesa, uma bola difícil de defender, existe uma tendência para as pessoas dizerem que estão apenas a fazer o seu trabalho, porém, quando falham são logo acusados do erro, e são chamados de frangueiros e outras piadinhas comuns no futebol. Levar a vida de guarda-redes não é fácil pois, muitas vezes, são os primeiros a chegar aos treinos e os últimos a sair. Saiba um pouco mais sobre as suas principais competências.
Habilidades a ter em conta para ser um bom guarda-redes de futebol
Ser um bom guarda-redes de futebol tem muito que se lhe diga e é necessário reunir determinadas habilidades para se conseguir ser bom. Analisemos as mais importantes para se tornar num ótimo guarda-redes:
1. Coragem
Parece um pouco inevitável, mas um grande guarda-redes não pode ter medo de ir contra outros jogadores. O contacto físico, até o mais bruto, faz parte do jogo. Atirar-se aos pés de um atacante que está prestes a dar um chuto é essencial em várias ocasiões de jogo. Nesse sentido, ele está sempre pronto para correr o risco de se magoar.
2. Elasticidade
A baliza mede 7,32 m de comprimento por 2,40 m de altura, logo é essencial que um bom guarda-redes tenha uma excelente elasticidade. Conseguir esticar-se todo para alcançar aquela bola que está a seguir um caminho oposto ao que o guarda-redes se encontra, é muito difícil. É indispensável que um guarda-redes faça muitos alongamentos para estar sempre preparado a intervir.
3. Disciplina
É preciso treinar muito para se tornar num grande guarda-redes. O treino do guarda-redes é feito de forma específica, afastado dos outros jogadores e com a ajuda de um treinador específico. Muito mais repetitivo, com o intuito de aprimorar certas características. O treino é cansativo e às vezes entediante, contudo só com muito esforço é que um guarda-redes consegue evoluir.
4. Concentração
Um guarda-redes deve manter-se sempre focado no jogo, mesmo quando a bola se encontra no campo do adversário. Ficar atento a todos lances faz com que esteja sempre preparado para as mais diversas casualidades do jogo.
5. Comunicação
Um guarda-redes de qualidade ajuda os seus companheiros a organizarem-se em campo. Ele tem uma visão panorâmica do campo e isso faz com que seja mais fácil observar a formação da equipa adversária e dar dicas de posicionamento aos jogadores da sua equipa.
6. Manter-se sempre aquecido
Um bom guarda-redes deve estar em constante movimento para se manter sempre aquecido. Enquanto a bola não está próxima da sua área, ele deve aproveitar a pausa para fazer um leve aquecimento. Dessa forma, estará preparado para reagir rapidamente a uma situação de contra-ataque.
7. Confiança
Os erros acontecem e os guarda-redes têm de estar preparado para dar a volta por cima. Costuma dizer-se que “no melhor pano cai a nódoa” e é por isso que os guarda-redes não devem deixar que as suas falhas estraguem o seu jogo. Eles devem manter sempre a máxima concentração para não cometerem erros fatais.
8. Noção de espaço
Um bom guarda-redes deve ter uma boa visão espacial. Ele deve saber medir as distâncias apenas com um olhar, pois é o que o separa de um guarda-redes amador. Saber se uma bola vai entrar para a baliza ou se vai raspar no poste, posicionar-se de forma correta na hora de um cruzamento na área e direcionar-se contra o adversário em caso de disputa de bolas são aspetos fundamentais do seu jogo. É de extrema importância que tenha noção do espaço que ocupa e do espaço que o adversário ocupa.
9. Reflexos
Ter bons reflexos é indispensável. Reagir rapidamente a um chuto ou cabeçada a uma curta distância é um movimento muito difícil de executar. Assim sendo, o guarda-redes deve juntar a concentração aos bons reflexos para vir a ser excelente.
10. Jogar com os pés
Não é a coisa mais importante para um guarda-redes mas não deixa de ser um fator diferencial. Quando lhe passam a bola, é bom que saiba fazer um passe de qualidade para um jogador da sua equipa. O básico do domínio de bola e passe já são o suficiente para que consiga usar os pés de forma prática.
publicado por animaisdequatropatas às 17:34
tags: futebol, guarda-redes de futebol
Sem comentários:
Enviar um comentário