Descrição: Neste exercício colocamos 4 marcas a delimitar um quadrado.
Enviamos bolas altas para dentro desse quadrado e o guarda-redes tem de apanhá-las acima do nível da cabeça, se não o conseguir será rematada uma bola que terá de ser defendida à frente desse quadrado (que funciona como baliza imaginária).
Depois de cada bola apanhada acima da altura da cabeça, o guarda-redes volta atrás do quadrado para uma nova repetição.
Sendo que o objectivo é treinar a saída às bolas altas, temos de promover um rápido deslocamento até à bola e de forma a apanhá-la o mais alto possível daí dizer-mos ao guarda-redes para apanhá-la sempre acima da cabeça.
Fazemo-lo a recuar até sair do quadrado antes de cada repetição para que sistematize a corrida na direcção da bola e para que consiga também aumentar os níveis de coordenação porque a bola pode ser lançada durante a sua corrida à retaguarda e será preciso uma boa velocidade de reacção e agilidade para concretizar o objectivo com sucesso.
A razão de haver um remate caso a bola seja apanhada abaixo da altura da cabeça é aumentar a determinação do guarda-redes em cumprir o objectivo.
Nesse remate, ele usa como referência espacial a baliza composta pela largura do quadrado porque devido ao seu posicionamento avançado, o ângulo necessário para cobrir essa baliza é também o ângulo que vai cobrir a baliza regulamentar.
Variantes: O guarda-redes pode também socar a bola em vez de a agarrar.
O lançamento feito pelo treinador pode ser feito de uma zona mais lateral com o guarda-redes a precisar de se enquadrar depois com o jogador que efectua o remate caso o objectivo não seja cumprido.
Podem ser estabelecidos determinados número de repetições e até incluir uma competição entre guarda-redes (caso haja mais que um) para aumentar a motivação.
Nota: Há erros que devem ser corrigidos o quanto antes na execução deste exercício para que não haja uma sistematização do erro.
Um deles está presente no vídeo.
Desafio-vos a descobrir qual é.